domingo, 5 de fevereiro de 2012

CLÁSSICOS DA AMÉRICA VÍDEO: INVASÃO U.S.A.

Filmes.
Clássicos da América Vídeo: Invasão U.S.A.

"Chuck Norris é Hunter, um agente da CIA tão implacável como Stallone em Cobra". Esta é a frase, que vinha estampada no poster nacional do filme Invasão U.S.A (exibido na televisão com o título Invasão dos Estados Unidos) na época do seu lançamento e que, com certeza, hoje em dia, devida as  famosas e hilárias frases em relação a Norris, só bastaria o nome do astro e, se bobeasse, seria os distribuidores do clássico filme estrelado por Stallone que pegariam carona na fama de fodástico de Norris. O mais incrível é que parece que os distribuidores nacionais estavam fazendo uma profecia sobre a fama que o figuraça e canastrão teria no futuro, graças a criatividade de internautas desocupados, pois, se existe um filme na sua filmografia que justifique toda a fama de fodástico imbatível de Norris, sem sombre de dúvida, é esta produção B da saudosa Cannon, dirigida por Joseph Zito, que dirigiu o astro no mesmo ano, no também clássico da produtora e dos filmes de ação Braddock: O Super Comando.  

Esqueça qualquer coerência no roteiro, pois este é típico filme de ação, que a trama é uma apenas uma desculpa esfarrapada para a porrada, explosões, perseguições e tudo que caracteriza o gênero, correrem soltos. Um grupo de terroristas, liderados pelo tosco Mikhail Rostov (o canastrão Richard Lynch, que posteriormente, fez outro vilão tosco em Lambada: A Dança Proibida) resolvem, do nada, invadir os Estados Unidos, levando o caos e o terror. Para salvar a pátria, a CIA recorre ao ex-agente Max Hunter (Norris), que curte tranquilamente sua merecidaaposentadoria caçando jacaré. Sozinho, mas armado até os dentes com seus brinquedinhos, Chuck Norris... digo, Hunter, caça um por um os toscos terroristas, detornando com todos e salvando a pátria.

Invasão U.S.A é filme de ação B, ouso dizer, profético já que, como você pode deduzir apenas por ler a sinopse escrita no parágrafo acima, é um perfeito exemplo prático das famosas verdades sobre Chuck Norris, apesar do astro lutar quase nada, utilizando mais armamentos, como metralhadoras automáticas, bazuca e até uma bomba, para detornar com a bandidagem. Como já disse, o roteiro é fraquíssimo, com mais furos que os adversários de Norris após confrontá-lo, apenas para tentar justificar o injustificável, ou seja, as ótimas sequências de ação, com destaque à perseguição de carro dentro de um shopping e o desfecho, onde Norris detona o líder dos terroristas em menos de um segundo, com sua bazuca.

Com um ritmo frenético e ótimas sequências de ação, mas sem nenhuma coerência no roteiro, muito menos sem nenhuma interpretação, Invasão U.S.A é um filmaço de ação divertídissimo, que não se leva a sério em nenhum momento e por isso provoca algumas risadas dos absurdos que são apresentados. Figura entre os dez melhores do astro e disparado o mais perfeito exemplo prático das verdades sobre Chuck Norris. Um clássico oitentista, do cinemão de ação e dos saudosos tempos da Sessão das Dez do SBT e Domingo Maior da Globo, que é mais um a engrossar a lista dos filmes divertidos das antigas que andam sumidíssimos das grades televisivas nacionais. Diversão boba e descomprometida. Nota 8,5.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário